Configurar rede linux (samba) para grupo de trabalho do windows

Se você deseja colocar, via Samba, sua máquina com linux no mesmo grupo de trabalho da sua rede windows, basta configurar, no arquivo /etc/samba/smb.conf, a diretiva “workgroup” (que inicialmente contém o valor “MSHOME”) passando-a para o nome do seu grupo de trabalho no Windows.

Se seu grupo de trabalho no windows é EMPRESA, a diretiva no arquivo de configuração do Samba ficará da seguinte forma:

workgroup = EMPRESA

Depois disso, basta reiniciar o samba e pronto:
cd /etc/init.d
sudo invoke-rc.d samba restart

Qualquer dúvida é só falar. ;)

Esse post foi publicado em Linux, Rede e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Configurar rede linux (samba) para grupo de trabalho do windows

  1. Venicius disse:

    Prático e rápido, obrigado pela força. ajudou imenso.

  2. Venicius disse:

    Saberia me dizer qual poderia ser a causa, de um instalação Linux em um portatil Asus A7G, onde gestor de arranque não da a opção do sistema operacil, arrancando directo com o Windows?

    Obrigado

  3. Carla Lisboa disse:

    Cláudio, encontrei a solução do AVG no seu “caderno de anotações” eletrônico. Parabéns! A dica resolveu o meu problema também! Obrigada! Gostaria de perguntar uma coisa: como é que faço para desinstalar o NOD 32 Antivirus System? Tem quase um ano que tento fazer isso e toda vez pede uma senha. Esse antivirus foi posto no meu computador por um técnico que fez uma formatação nele para mim. Quando o computador chegou da assistência técnica, ele estava sem o AVG que eu usava e com esse tal NOD 32. Um dia esse antivirus parou de funcionar e eu resgatei o AVG. Mas nunca mais consegui me livrar desse tal NOD!

    Um abraço e mais uma vez obrigada.

  4. Jose Cicero Alves disse:

    Ola td bem.
    estou com um problema a pouco tempo passei a trabalhar em uma sala de informática numa escola, onde o sistema operacional usado é o LINUX, tenho pouca experiencia com o mesmo na parte de configuração. e o problema que estou enfrentando é o seguinte: os computadores estão ligados em rede só que não funciona a internet.

    se puder me ajudar agradeço muito.

    obrigado CICERO

  5. Airton disse:

    Ótimo artigo!

    Foi de grande utilidade pra mim! Obrigado!

  6. roger disse:

    blz, mas e agora, para eu acessar os arquivos, como faço?

  7. Edcarlos disse:

    Bom dia Claudio.

    Tenho uma rede Windows e em Dois Sites (SP e BH) ambas visualizão todas as maquinas em SP e BH, como porem como ativo o samba que fica em BH, os computadores de BH não conseguem mais visualizar os computadores de SP.

    Como posso resolver isso?

  8. beto disse:

    alguém sabe como eu posso saber se meu sistema operacional linux está em rede com os outros computaroders que não são sistema operacional da microsoft ?

Deixe um comentário

